Jucá pede vista de parecer sobre Venezuela no Mercosul

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu vista hoje do parecer do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) contrário à entrada da Venezuela no Mercosul. O relatório foi apresentado pelo senador tucano, na manhã de hoje, na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).

Agência Estado |

Jucá informou que preparará um parecer substitutivo orientando a aprovação da entrada na Venezuela do Mercosul. O presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), marcou para o próximo dia 29 a leitura do relatório do líder governista.

Tasso aponta como principal motivo ao veto à Venezuela no Mercosul o desrespeito daquele país à chamada "Cláusula Democrática" que obriga os integrantes do grupo a observarem preceitos básicos da democracia. "O presidente Hugo Chávez tem seguido uma estratégia bastante conhecida de destruição da democracia e implantação de um regime autoritário", afirma.

Sobre a interferência de Chávez na crise de Honduras, lembra ter ele próprio sugerido ao presidente deposto daquele país, Manuel Zelaya, que procurasse a embaixada brasileira, onde está abrigado. "Se foi isso o que realmente ocorreu, Chávez é responsável por dificuldades e embaraços ao governo brasileiro", critica.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG