Jovens devem entrar na política ao invés de desanimar, afirma Lula

BRASÍLIA - Num contexto de crise ética e de prestígio que o Senado vem enfrentando desde o início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o jovem tem de entrar na vida pública ao invés de desanimar na busca de um político perfeito. Segundo o presidente, de vez em quando o jovem alega não gostar de política e diz que todos os políticos são iguais.

Reuters |

"O político perfeito que vocês querem pode não estar em mim, mas pode estar dentro de vocês", aconselhou Lula numa inauguração de escolas técnicas na cidade de Sobral, Ceará.

Lula argumentou que não tem como o país evoluir se não acontecer uma renovação do quadro de governantes.

"O país não dá certo se a gente não for renovando e melhorando cada vez mais os quadros dirigentes de uma prefeitura, de um estado ou de uma república como o Brasil", completou.

A crise que o Senado está mergulhado desde o início do ano se dá por conta de denúncias contra parlamentares e contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).

Divulgação
Lula, o ministro da Educação Fernando Haddad e o governador do Ceará Cid Gomes



Pré-sal

O presidente aproveitou o evento para exaltar a criação do fundo social a ser criado com recursos da exploração do petróleo na camada.

Segundo Lula, o governo não quer gastar o dinheiro "à toa" como já aconteceu em outros países.

"A gente não quer fazer o que já vimos de experiência em outros países. Pegar o dinheiro e a gente torrar ele à toa nos gastos comuns do governo", disse.

O fundo a ser criado com recursos da exploração do petróleo do pré-sal poderá ser usado para investir em ativos que ofereçam rendimentos, como ações, hidrelétricas e até a própria produção de hidrocarbonetos, ou em outras áreas que colaborem para o desenvolvimento sócio-econômico.

As áreas de ciência e tecnologia, educação, combate à pobreza, cultura e meio ambiente seriam prioritárias para os investimentos.

Lula comentou ainda que "não é pouca coisa" o fato de o Brasil se tornar no futuro um dos maiores produtores de petróleo do mundo por conta da descoberta.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lulapolítica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG