rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) que está internado na unidade passa bem. De acordo com o hospital, o rapaz permanece em observação e não apresenta sintomas da doença." / gripe suína passa bem, informa hospital - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) que está internado na unidade passa bem. De acordo com o hospital, o rapaz permanece em observação e não apresenta sintomas da doença." /

Jovem internado com gripe suína passa bem, informa hospital

RIO DE JANEIRO ¿ O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho informou no final da tarde desta sexta-feira que o jovem de 21 anos infectado com o vírus da ¿gripe suína¿ (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) que está internado na unidade passa bem. De acordo com o hospital, o rapaz permanece em observação e não apresenta sintomas da doença.

Redação |

Na noite desta sexta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que um amigo do paciente, um homem de 29 anos, também contraiu a gripe suína. Este é o primeiro caso de transmissão da doença dentro do País. O paciente chegou à unidade na última quarta-feira com febre, congestão nasal e dores no corpo e na cabeça. O homem vem sendo monitorado em uma sala isolada e seu quadro é considerado estável. 

Tanto o paciente infectado com nova gripe quanto o amigo dele permanecerão internados por 10 dias, tempo que dura o ciclo do vírus da gripe. As visitas aos dois não estão autorizadas e o contato com eles é permitido apenas aos profissionais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o jovem do primeiro caso confirmado com a gripe suína chegou ao Brasil de uma viagem ao México no dia 3 de maio, através de uma escala em São Paulo. O rapaz recebeu informações sobre a doença no aeroporto e foi orientado a procurar alguma unidade médica caso apresentasse sintomas.

"A família [do paciente] está sendo acompanhada, orientada, e monitorada. As secretarias municipal e estadual de saúde estão acompanhando de perto os contactantes deste caso, da mesma forma que em São Paulo e Minas Gerais estão sendo seguidos os protocolos", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta sexta-feira em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro .

Em chat realizado nesta sexta-feira, o médico infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Albert Einsten, deu dicas para população sobre como agir em relação a doença .

Paciente isolado com gripe suína no Rio


Leia também:

Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG