Jovem de 16 anos dá o exemplo e ensina crianças a cuidar da natureza

Jovem de 16 anos dá o exemplo e ensina crianças a cuidar da natureza Por Thais Caramico São Paulo, 07 (AE) - Os adultos vivem dizendo que é preciso usar filtro solar, mas muitas vezes nem explicam o porquê. Com a australiana Parrys Raines foi diferente.

Agência Estado |

Ela odiava melecar a pele com o creme. E bastou sua mãe dizer que ele é feito para proteger dos raios solares ruins, por causa do buraco aberto na camada de ozônio, para ela se interessar e se transformar em especialista no assunto. Na época, Parrys tinha apenas 6 anos. Aos 10, produziu seu primeiro vídeo, que ensinava as crianças a cuidar da natureza. Hoje, ela tem dois blogs e atende por "Garota Atmosfera".

Aos 16 anos, ela coleciona títulos como "defensora do meio ambiente" e é sempre chamada para falar sobre o planeta em vários países. Também comanda eventos e projetos como gente grande. E assim faz com que o mundo das pessoas que a rodeiam seja melhor.

Seu discurso continua sendo feito especialmente para crianças. Foi por isso que a reportagem conversou com ela. Numa espécie de check-list, Parrys ensina a criançada a ser mais legal com o planeta. Sabe por que ela acredita que as crianças são as melhores pessoas para isso? "Elas são curiosas e a curiosidade sempre leva a uma mudança. Por isso quis aprender e ensinar ", diz.

BOXE

Parrys dá dicas para as crianças cuidarem do planeta

1 - Não desperdice energia. Apague as luzes, tire o computador e o videogame da tomada e não fique com a porta da geladeira aberta.

2 - Em vez de jogar no lixo os restos de comida, faça um minhocário e deposite tudo ali. Assim, você faz um ótimo adubo para suas plantas.

3 - Se você não gosta muito de tomar banho, aproveite para diminuir o tempo que passa no chuveiro. Desta forma, você não desperdiça água.

4 - Recicle o máximo que puder e pense antes de jogar fora. Troque CDs, jogos e livros com seus amigos. E faça de um objeto velho alguma coisa legal.

5 - Andar, pedalar e usar transporte público fazem bem. Se vai de carro até a escola, converse com seus pais sobre a carona coletiva.

6 - Envolver o colégio em projetos sobre o verde é muito bacana. Converse com os seus professores, forme um grupo e ajude o meio ambiente.

7 - Veja o que está sendo feito de legal na sua cidade. Se for o caso, fale com um representante do verde e mostre as suas ideias.

8 - Faça uma pequena horta na sua casa. Além de ser legal cuidar de uma miniplantação, você sempre vai poder comer hortaliças frescas.

9 - Não use sacolas e garrafas de plástico. As sacolinhas, por exemplo, demoram 300 anos para sumir no meio ambiente.

10 - Plante quantas árvores puder. Elas ajudam a diminuir a poluição no ar,
o que faz com que o planeta fique melhor para viver.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG