O menor F., de 13 anos, foi detido pela décima segunda vez na madrugada desta quinta-feira, em São Paulo. Ele estava ao volante de um carro acompanhado pela mãe quando foi abordado por policiais militares no Jardim Ubirajara.

O adolescente foi levado ao 98º Distrito Policial (Jardim Miriam) e será encaminhado à Fundação Casa (antiga Febem). A decisão foi tomada pela autoridade policial de plantão diante do número de passagens policiais do adolescente. Enfileirados, os boletins de ocorrência dos crimes dos quais ele participou medem cerca de 15 metros.

Segundo a polícia, o jovem tinha ido buscar a mãe em um bar na região quando foi detido. Ele teria pego o carro sem o conhecimento do pai, dono do veículo.

Ao ver uma viatura da 4ª Companhia do 22º Batalhão da Polícia Militar, o adolescente tentou fugir. Desconfiados, os agentes o perseguiram por aproximadamente 800 metros, quando o carro morreu. O veículo, que estava em nome de terceiros e sem licenciamento desde 2000, foi apreendido. Conforme a polícia, o pai pretendia vender o veículo.

Da última vez em que foi detido, no dia 4 de maio, o adolescente foi acusado de tentar furtar o carro de um sargento da PM em Diadema, na Grande São Paulo. Por ter cometido um crime considerado pela polícia de "menor potencial ofensivo", F. foi levado à delegacia e liberado mediante a assinatura de um termo de compromisso e responsabilidade.

Na madrugada do dia 3 de janeiro deste ano, o jovem foi detido quando estava em um veículo furtado acompanhado de um adolescente de 17 anos, que dirigia o veículo e perdeu o controle do carro após uma breve perseguição.

O primeiro boletim de ocorrência que cita o menor foi registrado no dia 31 de outubro de 2007, quando ele dirigia uma moto emprestada sem permissão. No mesmo ano, outros cinco foram registrados.

Leia mais sobre prisão

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.