Caim e já prepara outro romance - Brasil - iG" /

José Saramago lança em outubro Caim e já prepara outro romance

LISBOA ¿ O Nobel de Literatura José Saramago lançará no dia 14 de outubro o seu novo romance Caim e, aos seus 86 anos, o escritor português, que vive na Espanha, já prepara outro livro enquanto desfruta da boa recepção de A Viagem do Elefante, sucesso de vendas em vários países.

AFP |

Getty Images

José Saramago durante evento na
Espanha, em março deste ano

"Caim", uma obra de ficção sobre Deus e os homens, será apresentada na Feira do Livro de Frankfurt, realizada simultaneamente ao início de suas vendas em português e em espanhol, indicou à AFP a editora Alfaguara.

O autor, que acaba de anunciar que prepara outro romance, apresentará "Caim" ¿ no qual "questiona a figura de Deus" com "humor" e "ironia" ¿ em outubro em Lisboa e na cidade do Porto, acrescentou a editora.

"Caim" é "literatura em estado puro", assegurou recentemente no blog do autor sua esposa e tradutora, Pilar del Río, explicando que a nova obra de Saramago tem como protagonistas Caim, o personagem bíblico filho de Adão e Eva, Deus e a Humanidade.

A história se baseia na "divindade e no conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno dessa figura para exigirem de si mesmos ¿ ou (...) dos outros ¿ uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até a extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus", revela Del Río.

"Caim", escrito por Saramago "com a cabeça erguida, que é como é preciso olhar para o poder, sem medos", segundo sua tradutora para o espanhol, "não vai nos deixar indiferentes" e "provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia", adverte.

Este é o décimo sexto romance de Saramago e segue o sucesso de vendas "A Viagem do Elefante", publicado no ano passado, depois que o escritor se recuperou de uma grave pneumonia sofrida em 2007. "A idade, os amigos, apuram a inteligência e agilizam a capacidade de trabalho", comenta Pilar del Río sobre a atividade e a idade do escritor.

Antes da publicação de "Caim", o prêmio Nobel de Literatura 1998 acaba de anunciar que começou a escrever uma nova obra e se despediu de seu blog "O Caderno de Saramago", que iniciou há cerca de um ano, para se dedicar plenamente a ela.

"Comecei outro livro e quero dedicar todo o meu tempo a ele. Já verão por quê, se tudo correr bem. Enquanto isso, aqui está 'Caim'", oferece em seu último post o autor do polêmico "O evangelho segundo Jesus Cristo", livro que também possui uma temática religiosa.

O autor de "A caverna" e "Ensaio sobre a cegueira" avisa que a despedida de seu blog, que iniciou há cerca de um ano, não é definitiva. "Se alguma vez sentir necessidade de comentar ou opinar sobre algo, virei bater à porta do Caderno", prometeu.

Leia mais sobre: José Saramago

    Leia tudo sobre: josé saramagoliteratura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG