Jornal norueguês publica fac-símile das charges de Maomé

O jornal norueguês Aftenposten, o principal do país, publicou nesta sexta-feira um fac-símile das polêmicas caricaturas do profeta Maomé, incluindo a que provocou uma tentativa de assassinato contra o autor por um jovem somali na semana passada na Dinamarca.

AFP |

Ao lado de uma reportagem sobre o chargista dinamarquês Kurt Westergard, o jornal publica uma cópia reduzida de seis dos 12 desenhos que provocaram um escândalo no mundo muçulmano após sua divulgação no jornal dinamarquês Jyllands-Posten em 30 de setembro de 2005.

Mais de quatro anos depois, Kurt Westergard, autor do desenho mais polêmico, que mostra Maomé com um turbante em forma de bomba, foi alvo de um ataque executado por um somali de 28 anos, que invadiu sua residência em 1º de janeiro com um machado e uma faca.

"Nós enfrentamos um processo na Dinamarca relacionado a esta grave agressão contra o chargista do Jyllands-Posten", explicou a diretora de redação do Aftenposten, Hilde Haugsgjerd.

"Portanto, nos parece natural e justificado publicar novamente a obra artística e jornalística que aparentemente causou este gesto violento", completa em um artigo.

O Aftenposten já havia publicado um fac-símile das caricaturas em 2005, durante os primeiros dias da polêmica, mas depois se absteve de voltar a fazer o mesmo em 2006, no auge da controvérsia.

phy/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG