Jobim faz visita às vítimas das enchentes no Nordeste

Ministro da Defesa viaja nesta terça-feira para avaliar os estragos provocados pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco

AE |

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira que cancelou sua agenda de viagens ao Rio de Janeiro e que estava seguindo para Alagoas e depois para Pernambuco para ver "in loco" a situação das vítimas das enchentes nos dois Estados. Último balanço aponta que 41 pessoas já morreram no Nordeste em razão das chuvas que atingem a Região desde a última quinta-feira. Ainda esta semana, o presidente deve visitar o Estado.

Jobim, que participa do gabinete de crise criado pelo Planalto - e que se reuniu nesta terça-feira em Brasília -, disse que fará um balanço e um levantamento logístico das necessidades dos atingidos, além de acompanhar as medidas emergenciais tomadas pelo governo.

Segundo o ministro, a princípio, serão duas linhas de ações. Em primeiro lugar, verificar a necessidade de barracas para atender os desabrigados, alimentos, água potável e energia. Na segunda linha estão as ações de saúde, verificando os medicamentos a serem encaminhados e os hospitais de campanha para ajudar as vítimas. Jobim informou ainda que um dos hospitais de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) já está instalado na região.

Rapidez

O presidente Lula avisou na segunda-feira que quer a mesma rapidez que houve no atendimento aos atingidos no Rio de Janeiro e Santa Catarina para os que estão em situação precária no Nordeste. Disse ainda que vai liberar o Fundo Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quem tiver e quiser o fundo como forma de ajuda na recuperação das perdas.

(*com informações do iG São Paulo)

    Leia tudo sobre: chuvasNordesteAlagoasPernambuco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG