civilização - Brasil - iG" /

Jobim diz que Defesa está em processo de civilização

Ao comentar o projeto de lei complementar que fortalece o Ministério da Defesa e dá poderes de polícia à Marinha e à Aeronáutica, o ministro da pasta, Nelson Jobim, disse que o País está em um momento político efetivo e real no sentido de viabilizar a civilização do Ministério da Defesa. Ele informou que um projeto de lei específico será enviado ao Congresso para criar um curso de formação em Defesa para civis.

Agência Estado |

O curso será ministrado por um instituto vinculado à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). "Vamos privilegiar a formação com a criação de um instituto para a carreira civil de Defesa. Independente da mudança de ministro, você terá uma estrutura burocrática civil que domine temas de Defesa, o que hoje não existe", disse.

Para o ministro, a possibilidade de a Marinha e a Aeronáutica fazerem revistas e prisões em flagrante, quando não houver a presença da Polícia Civil ou Federal, vai dar agilidade ao combate à entrada clandestina de drogas e armas pela fronteira. "É uma questão de dar uma função suplementar e subsidiária às forças auxiliares ao combate ao crime organizado", afirmou. O ministro está no Rio para uma visita ao Centro de Tecnologia do Exército em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG