CPI dos Grampos espera obter provas com Jobim nesta quarta-feira" / CPI dos Grampos espera obter provas com Jobim nesta quarta-feira" /

Jobim depõe nesta quarta em CPI dos Grampos

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, comparece na tarde desta quarta-feira à Comissão Mista de Inquérito (CPI) dos Grampos, da Câmara dos Deputados, para esclarecer as denúncias de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria aparelhos que podem fazer escutas telefônicas. A atividade é proibida para a agência. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/09/17/cpi_do_grampo_espera_obter_provas_com_jobim_nesta_quarta_feira_1859961.html target=_topCPI dos Grampos espera obter provas com Jobim nesta quarta-feira

Sarah Barros, Último Segundo/Santafé Idéias |

A informação de Jobim sobre o fato de a Abin ter comprado aparelhos de varredura que também fazem escutas teria sido levada em conta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando decidiu afastar a diretoria da agência. Isso porque a posse de tais equipamentos reforçaria a tese de que Abin foi a autora de grampos no telefone do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O depoimento estava previsto para a semana passada, mas foi adiado a pedido do ministro, sob a justificativa de que ele viajaria com Lula ao Amazonas naquele dia. A viagem, porém, também foi cancelada. Desta vez, o motivo teria sido uma crise alérgica.

Comissão Mista

Ainda nesta quarta-feira, a Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência, do Congresso Nacional, reúne-se para tomar depoimentos do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, do ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda e do diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.

O objetivo seria dissolver contradições entre os depoimentos prestados pelos três à comissão, no último dia 9, em reunião reservada, e depoimento prestado à CPI dos Grampos, na Câmara. Apenas Luiz Fernando Corrêa havia confirmado presença até a noite de ontem (16).

A expectativa é de que o agente aposentado do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento também seja ouvido. Ele foi apontado como um dos responsáveis por grampos a autoridades, como o diálogo entre Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Leia mais sobre: CPI dos Grampos

    Leia tudo sobre: cpi dos grampos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG