O ministro da Defesa, Nelson Jobim, embarcou hoje para Lima, onde discute com autoridades do governo do Peru o projeto de criação do Conselho Sul-Americano de Defesa, segundo informação do Ministério, em Brasília. A autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Jobim viajar ao Peru e também ao Paraguai está na edição de hoje do Diário Oficial da União.

As reuniões em Lima e Assunção (Paraguai) fazem parte da série de viagens do ministro brasileiro pela América do Sul para tratar com autoridades dos países do hemisfério da formação do conselho. Hoje, na capital peruana, Jobim almoça com o ministro da Defesa, Antero Flores Araoz, e conversa depois com o presidente do Peru, Alan García. No final do dia, o ministro brasileiro embarca para Assunção.

Jobim tem dito que espera consolidar ainda neste ano o conselho, que deverá se encarregar da solução de problemas militares dos países sul-americanos. Um exemplo seria a tarefa de tratar preventivamente situações de conflito como a criada recentemente com a invasão do território do Equador por forças militares da Colômbia que bombardearam acampamento do grupo extremista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.