Brasil fala com quem entende que deve falar - Brasil - iG" /

Jobim: Brasil fala com quem entende que deve falar

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje, em referência à polêmica causada pela futura visita do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad ao País, que o governo brasileiro fala com todo mundo. Ninguém vai dizer ao Brasil com quem o Brasil deve falar.

Agência Estado |

O Brasil fala com quem entende que deve falar", disse o ministro a jornalistas, após encontro com o presidente de Israel, Shimon Peres. Porém, segundo Jobim, os dois não conversaram sobre a vinda do iraniano ao Brasil, no próximo dia 23.

Jobim disse ainda que conversou com Peres sobre os acordos que podem ser assinados entre os dois países. No entanto, ele não deu detalhes de quais entendimentos seriam estes. O ministro lembrou que Israel tem tecnologia muito avançada, por exemplo, na área de avionics, ou sistemas eletrônicos usados em aviação, e que tem todo interesse em promover entendimentos com Israel neste setor.

Jobim informou que recebeu um convite de Shimon Peres para visitar Israel no próximo ano e disse que vai programar a viagem. "Veremos onde poderemos ter iniciativas comuns. O Brasil quer chegar ao teto da tecnologia e há disposição por parte de Israel de colaborar conosco", afirmou o ministro, depois de lembrar que a Estratégia Nacional de Defesa estabelece que o Brasil deve buscar a capacitação nacional. "O Brasil não é comprador de instrumento ou de tecnologia. O Brasil quer desenvolver tecnologias em comum com outros países. Somos parceiros e não compradores."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG