Joaquim Barbosa irá relatar recurso sobre arquivamento de denúncias contra Sarney

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa será o relator do recurso apresentado por parlamentares para que o arquivamento de denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética, seja avaliado pelo plenário da Casa. Ontem, o ministro Celso de Mello alegou questões de ¿foro íntimo¿ como impedimento para relatar o processo.

Sarah Barros, repórter em Brasília |

Reprodução
O ministro Joaquim Barbosa
Mello é o ministro com mais tempo de Casa. Ele foi indicado justamente por Sarney, em 1989. Joaquim Barbosa, por sua vez, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Entre as ações relatadas por Barbosa, relacionadas a parlamentares, está o processo que investiga o mensalão.

Recurso

Sete senadores protocolaram na última quinta-feira um mandado de segurança para reverter decisão da segunda vice-presidente da Mesa Diretora, Serys Slhessarenko (PT/MT), que manteve o arquivamento das acusações contra Sarney. Para ela, o recurso para votar em plenário o que foi decidido dentro do Conselho de Ética é "incabível".

Ao todo, o Conselho de Ética arquivou 11 denúncias contra Sarney. No mandado de segurança, os parlamentares requerem que o plenário reavalie o arquivamento de cinco delas, em que haveria indícios de nepotismo e apadrinhamento por meio de atos secretos; uso de influência para beneficiar o neto na obtenção de contratos no Senado; e práticas ilícitas de dois ex-diretores da gestão de Sarney.

Os parlamentares também querem que o plenário decida sobre a necessidade de investigar a omissão de dois imóveis no valor de R$ 4 milhões e R$ 500 mil à Justiça eleitoral e suposto desvio de recursos repassados pela Petrobras à Fundação José Sarney. Haveria ainda suspeitas sobre uma operação imobiliária feita com sonegação de imposto.

Leia também:


Leia mais sobre: Crise no Senado

    Leia tudo sobre: sarneysenadostf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG