João Coser é eleito presidente de frente de prefeitos

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) elegeu hoje uma nova diretoria para o biênio abril de 2009 a abril de 2011. No lugar do ex-prefeito de Recife João Paulo Lima e Silva (PT) assumirá o prefeito de Vitória (ES), o também petista João Coser.

Agência Estado |

A mudança foi aprovada em encontro de prefeitos promovido hoje em Brasília. Entre os projetos à frente da nova gestão da FNP, o prefeito destaca a defesa de uma reforma tributária com maior distribuição de recursos da União para os municípios e a correção de dívidas das prefeituras com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A FNP reúne cerca de 200 prefeitos de capitais e grandes e médias cidades de regiões metropolitanas. Do total de prefeituras filiadas, 26 são capitais e 110 têm população superior a 100 mil habitantes, um conjunto que representa cerca de 40% da população brasileira. Outra entidade representante dos prefeitos é a Confederação Nacional de Municípios (CNM), presidida por Paulo Ziulkoski e mais ligada às pequenas cidades.

A FNP é considerada mais próxima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende trazer nomes fortes para a base de apoio da virtual candidata petista à disputa presidencial de 2010, a ministra Dilma Rousseff. Mas, em nota à imprensa, o petista fez questão de dizer que, "mesmo sendo aliada, a frente é suprapartidária e independente".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG