João Almeida é eleito novo líder tucano na Câmara

O deputado João Almeida (PSDB-BA) foi escolhido hoje por unanimidade o novo líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados. O resultado fortalece a posição do governador de São Paulo, José Serra, junto aos deputados, uma vez que o PSDB baiano é próximo politicamente dele.

Agência Estado |

Poucos minutos antes da eleição, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) decidiu retirar sua candidatura ao posto. Com isso, o PSDB evitou a repetição da divisão do ano passado, quando a disputa pela vaga de líder, vencida por José Aníbal (SP), acabou provocando desgaste entre os deputados.

Politicamente, Nogueira é ligado a Geraldo Alckmin, principal pré-candidato do partido ao governo de São Paulo. Além de unificar a bancada, com sua saída da disputa, Nogueira evitou o risco de um desgaste entre aliados de Serra e de Alckmin. "O partido sairá unificado desse processo", avisou Nogueira antes da votação. "Pelo que vimos na campanha pelo posto, a disputa estava muito equilibrada e poderia haver desgaste com uma votação. A decisão de ter apenas uma candidatura foi boa para todo mundo", avalia o deputado Edson Aparecido (SP).

Veterano de cinco mandatos na Câmara, João Almeida assumirá a liderança a partir de 2010 com o papel de conduzir o maior partido de oposição na Casa justamente num ano de corrida presidencial. Apesar de ser um período no qual o trabalho do Congresso é prejudicado pelo calendário eleitoral, Almeida tentará reverter as críticas de passividade excessiva da oposição na confrontação com o governo. "O trabalho forte de fiscalização do governo tem de ser feito sempre, independentemente de ser um ano eleitoral", diz Almeida.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG