JBS faz pedido para oferta de ações de US$2 bi nos EUA

Por Phil Wahba NOVA YORK (Reuters) - A unidade norte-americana do maior produtor de carne bovina do mundo, o grupo brasileiro JBS, fez um pedido para oferta inicial de ações no montante de até 2 bilhões de dólares, na maior operação do tipo em planejamento nos Estados Unidos.

Reuters |

A JBS tem se expandido rapidamente nos últimos anos por meio da aquisição de outras processadoras. Em 2008, a empresa comprou 50 por cento de participação na italiana Inalca, além de assumir o controle das operações de carne da norte-americana Smithfield Foods e da australiana Tasman Group.

A JBS USA, composta pelas fábricas da companhia nos Estados Unidos e na Austrália, teve vendas de 15,4 bilhões de dólares no ano passado, de acordo com prospecto enviado à Securities and Exchange Commission (SEC).

Isso representa cerca de 78 por cento da receita bruta da JBS no primeiro trimestre de 2009, segundo o documento.

O prospecto da JBS USA não indica uma data para a divulgação do preço da operação. Mas se a oferta inicial levantar 2 bilhões de dólares, será a maior nos Estados Unidos desde que a operadora de cartão de crédito Visa levantou 1,9 bilhão de dólares em março de 2008.

A JBS USA informou que planeja usar os recursos obtidos com a oferta em "investimentos substanciais para expandir significativamente nossa distribuição direta".

Em março de 2007, a JBS abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo. Quatro meses mais tarde, a empresa comprou a norte-americana Smithfield Foods, tornando-se a maior processadora de carne do mundo por capacidade de abate.

Até o momento neste ano, 11 ofertas públicas iniciais nos Estados Unidos, excluindo operações de fundos de investimento imobiliários, levantaram 2,2 bilhões de dólares.

A JBS USA entrou com pedido para ser listada com o símbolo "JBS" em Nova York e também terá ações negociadas na Bovespa.

A oferta inicial é liderada pelo JP Morgan e pelo Bank of America Merrill Lynch.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG