Jardim Botânico de SP comemora 80 anos com eventos

O Jardim Botânico de São Paulo está em festa. Quem for ao parque hoje, além de não precisar pagar os R$ 3 normalmente cobrados na entrada, ainda poderá conferir uma interessante programação.

Agência Estado |

Tudo para marcar os 80 anos da fundação, comemorados ao longo deste ano. Haverá exposição de orquídeas - de um acervo com 700 espécies diferentes - e de fotos que contam a história do Botânico. Estão previstas ainda quatro apresentações musicais: da Banda Militar do Estado (10h30), dos Trovadores Urbanos (12 horas), do Quarteto de Cordas (12h30) e do conjunto Entre Parentes (14 horas).

Ao meio-dia, será reaberta a entrada principal do Jardim Botânico. Após meses de obras, deixa à mostra o Córrego Pirarungaua, um dos muitos que formam o Riacho do Ipiranga. "Anteriormente, ficava encanado", conta a diretora da instituição, Lilian Penteado Zaidan. "O paisagismo no entorno, com xaxins, helicônias, samambaias e bromélias, foi feito com plantas resgatadas das obras do Rodoanel." A preocupação em preservar o material encontrado durante a construção da estrada soma-se aos esforços do Botânico na luta contra a extinção de espécies vegetais. No parque há exemplares de palmito e pau-brasil, por exemplo, ambos ameaçados.

Lilian é co-autora do livro Do Éden ao Éden - Jardins Botânicos e a Aventura das Plantas, da Editora Senac, que será lançado às 13 horas, durante as comemorações. A obra traz a história de 35 parques do gênero ao redor do mundo, incluindo o paulistano e o carioca. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG