esquina entre MG e Alemanha - Brasil - iG" /

Ivaldo Moreira abre nova esquina entre MG e Alemanha

Ivaldo Moreira já tocava em bares quando, ao ouvir Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento, sentiu um estalo que, desde então, motiva sua vida. O cantor e compositor mineiro que sonhava com os acordes do Clube da Esquina de Milton, os irmãos Borges, Fernando Brant e Beto Guedes, grava amanhã, no Café Piu Piu, em São Paulo, um DVD celebrando sua carreira com o próprio Beto Guedes, acompanhado de Mário Lúcio Marques, Paulinho Pedra Azul e Filó Machado.

Agência Estado |

"O meu estalo para a música ocorreu com 'Milagre dos Peixes', do Milton. Eu já tocava, mas quando ouvi isso, me encantei, porque tinha uma proposta inovadora, uma forma de compor usando o campo dissonante e aquela coisa de cantar com a alma. Minha formação parte daí", conta o músico, que prepara uma turnê por seis cidades na Alemanha a partir de outubro e que, possivelmente, passará pela França.

O repertório do show terá músicas dos seus três discos: "Sete Luas" (1992), "Caramelo com Farinha" (1996) e "Muito cedo é tarde, mas cedinho não é" (2000). "Sete Luas" lhe rendeu o Prêmio Sharp de Música, em 1993, na categoria Revelação em Canção Popular. "Gravar um DVD com todos esses convidados é uma grande celebração. Vou tocar com a minha banda, mas haverá momentos mais intimistas com cada convidado."

Lá e cá

Ivaldo abriu sua estrada para a Alemanha com a ajuda da esposa, a alemã naturalizada brasileira Svea Kroner, que é representante no Brasil do canal alemão Deutsche Welle. Em 2007, a família fez uma viagem pela Alemanha, e Ivaldo percebeu que seria uma boa oportunidade para fazer contatos a fim de realizar shows no país.

Em setembro do ano passado, ele tocou em Bonn, Sinsheim, Konstanz e Berlim, contando com músicos brasileiros que moram no país, como Paulinho de Almeida. "Essa foi a primeira vez que saí do Brasil com um show. Existe uma simpatia grande dos alemães pela música brasileira."

Para outubro de 2010 ele já tem shows marcados em Bonn, Essen, Stuttgart, Heidelberg, Kaiserslautern e Berlim. "Estamos vendo possibilidades de show em outras cidades, como Konstanz e Lindau", diz Svea. O DVD ainda não tem nome, mas Svea anda pensando em chamá-lo de "A Banda de Lá, e a Banda de Cá", brinca, numa referência às duas bandas que acompanham o marido no Brasil e na Alemanha.

"Com o DVD (que será gravado amanhã), esperamos também fortalecer shows lá fora. Porque, além da Alemanha, temos perspectiva de ir para a França", completa Ivaldo. A partir do DVD há planos também de gravar um CD mesclando as músicas que serão tocadas amanhã e durante a turnê na Alemanha.

Serviço - Ivaldo Moreira e convidados. Amanhã, às 21 horas. Café Piu Piu. Rua 13 de Maio, 134. Bixiga - São Paulo. Preço: R$ 10. Telefone: 3258-8066

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG