Os três primeiros casos de dengue este ano na capital paulista, ocorridos no final de janeiro, aconteceram em Itaquera, na zona leste da cidade, segundo o relatório da Vigilância Epidemiológica. Com 65 casos registrados em 2007, contra oito em 2008, o Programa Municipal de Vigilância e Controle da Dengue desencadeou uma série de ações voltadas para a interrupção da transmissão.

Em Itaquera, os agentes de zoonoses foram mobilizados para realizar o bloqueio logo que o primeiro caso suspeito foi notificado, segundo informações da Prefeitura. Os agentes percorreram a região do Parque do Carmo para eliminar criadouros do mosquito. As equipes de zoonoses e do Programa Saúde da Família também percorreram a região em busca de outras pessoas com sintomas da dengue. A região está sob vigilância.

Em 2007, as regiões que mais registraram casos da doença foram Campo Limpo (zona sul) com 220; Capão Redondo (zona sul) com 177; Raposo Tavares (zona oeste) 144; e Jabaquara (zona sul) com 128. Em 2008, quatro dos 96 distritos da cidade apresentaram mais que dez casos da doença: Vila Jacui com 31 casos; Raposo Tavares, 13; Sacomã, 12; e Guaianases, 10.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.