Itamaraty suspende isenção de vistos para hondurenhos

O Itamaraty decidiu suspender temporariamente a isenção de vistos para entrada de cidadãos hondurenhos no Brasil. De acordo com nota divulgada nesta tarde pelo Ministério das Relações Exteriores, a decisão do governo brasileiro foi em função da atual situação interna de Honduras, decorrente do golpe de Estado ocorrido em 28 de junho de 2009.

Agência Estado |

A decisão passa a vigorar a partir deste sábado.

"A partir do dia 5 de setembro, portanto, todo portador de passaporte hondurenho precisará de visto para ingressar no Brasil", ressalta a nota do Itamaraty.

A medida não afetará a situação dos portadores de passaportes hondurenhos que já se encontram no Brasil, em situação regular. A nota esclarece que a decisão brasileira baseia-se nas resoluções das Organizações dos Estados Americanos e das Nações Unidas de não reconhecer o Governo "de facto" instalado naquele país.

A crise política em Honduras se agravou em março quando o presidente Manuel Zelaya apresentou uma proposta de plebiscito sobre a criação de uma assembleia constituinte que permitisse a reeleição presidencial. Zelaya foi deposto em seguida e Roberto Micheletti governa interinamente o país.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG