O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje nota em que lamenta tanto o lançamento de foguetes contra Israel como o ataque aéreo israelense à Faixa de Gaza, qualificando o ato como uma reação desproporcional. Mais de 200 pessoas morreram em bombardeio realizado hoje pelo Exército de Israel contra diversas unidades de segurança do grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza.

O comunicado do Itamaraty diz que o governo brasileiro acompanhou com apreensão a intensificação do lançamento de foguetes por milicianos do Hamas contra o sul de Israel e recebeu com grande preocupação a notícia do ataque israelense. "O Brasil deplora a reação desproporcional israelense, bem como o lançamento de foguetes contra o sul de Israel", diz a nota.

Para o Itamaraty, a escalada da violência na região após o fim do cessar-fogo entre Israel e Hamas atinge especialmente a população civil e prejudica os esforços em favor de uma solução negociada e pacífica para o conflito. "O governo brasileiro conclama as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã." O comunicado afirma ainda que apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.