Gomorra é o grande vencedor dos Prêmios Europeus de Cinema 2008 - Brasil - iG" /

Italiano Gomorra é o grande vencedor dos Prêmios Europeus de Cinema 2008

O filme italiano Gomorra, de Matteo Garrone, levou cinco prêmios, entre eles o de melhor filme e melhor diretor, na 21a. cerimônia dos Prêmios Europeus de Cinema 2008 (EFA), realizada neste sábado em Copenhague.

Redação com AFP |

"Gomorra" levou os prêmios de melhor filme, melhor diretor melhor ator (Toni Servillo, que também foi premiado por sua interpretação em "Il Divo", de Paolo Sorrentino), melhor roteiro (Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni de Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso e Roberto Saviano, o autor do livro homônimo em se baseia o filme), assim como o prêmio Carlo di Palma de melhor fotografia.

"Gomorra" é o candidato italiano a uma indicação ao Oscar e foi o vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes deste ano. Ele retrata o crime organizado em Nápoles através de cinco histórias entrelaçadas com realismo perturbador.

Quinto filme de Garrone, tem o roteiro baseado na obra Roberto Saviano. O escritor chegou a ser ameaçado de morte pela Camorra, a máfia napolitana, recebendo o apoio de Martin Amis, Ian McEwan, José Saramago e Jonathan Safran Foer. A ameaça a Saviano havia sido feita em 2006, à ocasião do lançamento do livro, mas foi reforçada este ano por conta do sucesso do filme. Em outubro, o escritor anunciou que estaria deixando o país.

    Leia tudo sobre: cinemamostra de cinema de são paulooscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG