Itália lança 10ª Temporada Allegretto de música na América Latina

BUENOS AIRES, 7 MAI (ANSA) - Cerca de 50 músicos italianos participarão da décima Temporada Allegretto, o ciclo de concertos gratuitos para alunos de escolas que passará por Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, entre maio e novembro deste ano, com o tema A música clássica não morde.

Agência Ansa |

Trata-se de nove apresentações com o objetivo de aproximar crianças e jovens a "um espaço de arte que nem sempre lhes é acessível", disseram os representantes do Instituto Italiano de Cultura em Buenos Aires.

O evento é parte do projeto Latina, do Comitê Nacional Italiano de Música, patrocinado pelos ministérios italianos de Assuntos Exteriores e de Bens Culturais, e começa nesta segunda-feira em Montevidéu.

Depois do Uruguai, haverá duas apresentações na Argentina: em Buenos Aires, no dia 13 de maio, e em Salta, no dia 19.

A Temporada Allegreto contará com a participação de vários músicos italianos e argentinos que participam dos eventos musicais mais prestigiados do mundo, como: Mario Brunello e sua Orquesta de Cordas, Ensemble Punto It, Accademia Bizantina, Quartetto Bernini, Ivano Battiston, Giusseppe Albanese e Fortuna Piano Trio, além da Orquesta Escuela Tango dirigida por Néstor Marconi, entre outros.

Com o objetivo de criar um novo público para a música clássica, o evento se propõe a demonstrar que "um concerto não é algo chato", pois "também pode ser apresentado de jeans e tênis".

Para tanto, os programas não excederão os 50 minutos, serão apresentados por docentes e seguidos por rodadas de perguntas dos estudantes.

Segundo os organizadores, as nove temporadas precedentes atraíram cerca de 90 mil jovens, que assistiram a um concerto pela primeira vez. (ANSA)

    Leia tudo sobre: música

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG