Itaipu volta a operar normalmente, diz administração da usina

SÃO PAULO (Reuters) - A usina hidrelétrica de Itaipu operava normalmente por volta das 6h (horário de Brasília) desta quarta-feira, após um apagão que atingiu várias regiões do país na noite de terça-feira, informou a administração da usina. Em sua página no site de microblogs Twitter, a usina informou que 18 unidades geradoras estão produzindo energia para Brasil e Paraguai e que 10.450 megawatts de energia estão sendo transmitidos para os dois países.

Reuters |

O abastecimento de energia elétrica foi interrompido por volta de 22h15 (horário de Brasília) da terça-feira em pelo menos nove Estados. O problema, segundo Itaipu, ocorreu devido a uma pane nas linhas de transmissão de energia, que são conectadas à usina hidrelétrica binacional. Uma forte tempestade pode ter provocado o blecaute.

"Não se sabe exatamente a causa, mas imagina-se que questões atmosféricas, tempestade de grande intensidade, possam ter contribuído ou determinado o desligamento das linhas de (transmissão) de Itaipu", disse o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília.

São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco foram afetados. De acordo com o ministro, o Estado do Rio de Janeiro foi o mais atingido, e a falta de luz também foi registrada por 15 minutos no Paraguai.

(Reportagem de Eduardo Simões)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG