Itaipu produz apenas 10% do normal para o horário

A direção de comunicação da Usina de Itaipu afirmou que, às 3h30 desta madrugada, a hidrelétrica estava produzindo 700 megawatts para o Paraguai e 1.200 para o Brasil, ou seja, 10% do padrão para o horário.

Agência Estado |

Segundo a empresa, isso acontece porque o sistema de produção está "girando no vazio", em decorrência de problemas ainda na linha de transmissão, que sai de Itaipu e pertence a Furnas Centrais Elétricas. As usinas termelétricas estão em funcionamento para tentar garantir o abastecimento nas áreas afetadas.

De acordo com a Itaipu, ainda não se sabe que tipo de problema específico ocorreu na linha de transmissão de Furnas. Relatórios de Furnas e Itaipu serão entregues ao Ministério de Minas e Energia para que se possa estabelecer exatamente a causa do corte de energia.

O ministro de Minas e Energia Edson Lobão vai se reunir nesta manhã com o presidente Lula para tratar do assunto. Às 4 horas desta madrugada, alguns pontos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro ainda estavam sem energia. O setor de operações da Usina de Itaipu realizará um novo balanço às 6 horas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG