Israelenses descobrem casa contemporânea a Jesus

Nazaré (Israel), 21 dez (EFE).- Arqueólogos israelenses divulgaram hoje a descoberta em Nazaré (norte) de uma casa que data da época de Jesus, localizada a algumas dezenas de metros da Basílica da Anunciação.

EFE |

A construção tinha dois quartos e um pátio com uma cisterna de pedra que armazenava a água da chuva.

Os poucos utensílios achados nas ruínas são principalmente fragmentos de tigelas de cerâmica dos séculos I e II depois de Cristo.

"É uma típica casa na qual viviam judeus. Portanto, Jesus também pode ter morado nela. Nazaré era uma pequena aldeia e, na época da guerra contra Roma, no século I, este recinto pode ter sido usado como refúgio", pois não houve batalhas no povoado, disse à Agência Efe a arqueóloga responsável pelas escavações, Yardena Alexandre.

No local, também foram achados fragmentos de vasilhas de gesso, que só eram usadas pelas famílias judaicas em datas religiosas.

"No século II, parece que (a propriedade) deixou de ser utilizada, porque não encontramos nada acima do estrato do primeiro século", acrescentou Alexandre.

O chefe da Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) no distrito norte, Dror Barashad, destacou a importância do lugar, sobretudo por sua proximidade à gruta onde, segundo a tradição, aconteceu a visita do anjo Gabriel à Virgem Maria.

"Um túnel bem pode ter ligado a gruta com o lugar em que foi descoberta a casa", declarou. EFE elb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG