BRASÍLIA - O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) surge como o principal candidato ao posto de ministro do Meio Ambiente, no lugar da ministra demissionária, Marina Silva. Viana, que hoje trabalha na iniciativa privada, é muito amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem grande receptividade no setor ambiental. Outra possibilidade seria a opção pelo irmão dele, o senador Tião Viana (PT-AC). Os irmãos Viana são também aliados políticos de Marina.


Agência Brasil
Jorge Vianna e Lula, em 2006
Mesmo criticada pelo setor produtivo, ela mantinha o respeito da área ambiental, que a projetou politicamente e a fez chegar ao Senado e ao ministério. Por causa disso, a pasta não inclui a pasta no lote de cargos a serem entregues diretamente para algum político aliado que não tenha afinidade com o setor. Se isso for feito, segundo aliados de Marina, a reação dos ambientalista será imediata.

Agência Brasil
Tião Vianna divide a preferência de Lula
A opção por um político aliado da ministra, como os irmãos Viana, é a mais provável pela afinidade que eles têm com a área ambiental. Além disso, o PT do Acre também manteria assim a cota de representação dentro da equipe ministerial. Outra solução, menos provável, seria a recondução ao ministério do deputado Sarney Filho (PV-MA), filho do senador José Sarney (PMDB-AP).

A ministra Marina Silva entregou nesta terça-feira pedido de demissão ao presidente Lula. Segundo informação da assessoria de imprensa do ministério, o pedido é em caráter "irrevogável".

Opinião:

Leia também:

Leia mais sobre: Marina Silva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.