Inverno para chapéu e casacos Por Líliam Raña São Paulo, 08 (AE) - O clima retrô e nostálgico fez retornar para o inverno 2008 um dos acessórios mais difíceis de emplacar nas ruas, o chapéu. No entanto, não apenas o aspecto de neblina, a garoa e frio intenso prometem dar uma mãozinha.

Os modelos das roupas mais rígidos dos anos 40 vão ajudar numa composição mais coerente do visual, para as brasileiras perderem de vez o medo proteger a cabeça.

Outra peça está ensaiando, há temporadas, e agora conquista seu lugar merecido é o trench coat, principalmente os de tecidos impermeáveis e tecnológicos como o náilon. Qualquer dúvida, alugue o filme "Casablanca" e observe cada look, masculino e feminino, como um verdadeiro desfile.

BICHOS?
Apesar dos altos e baixos no mundo da moda, não dá para ignorar que a padronagem que imita a pele de animais se tornou clássico atemporal. Basta usar com cuidado e pronto, cria-se um diferencial. Além da conhecida pele de onça, as peles de zebra e de girafa conquistaram as estrelas de Hollywood com casacos ou blusas criativas. A T.Club explora bem a tendências com casaco em veludo, blusas e até tops.

NOIVAS
A sustentabilidade foi o tema para as noivas neste mês de maio e um desafio para dez estilistas que participaram da Expo Noivas & Festas. Os vestidos foram feitos com 90% de papel de jornal e revista e se tornam peças conceituais criativas que sintetizaram a necessidade de preservação e cuidado como planeta. A 44ª edição da Expo Noivas & Festas reuniu 1,3 milhões de visitantes e um volume de negociação de R$ 300 milhões.

STREET
A Nicoboco trouxe uma coleção para o inverno 2008 inspirada nos anos 80 e na Arte de Rua. Os tecidos são 100% algodão e as calças jeans trazem 1% de elastano para proporcionar maior conforto. Os tecidos sintéticos também entraram nas peças como jaquetas, blusas e bermudas. As malhas de textura e pontos diferenciados também se destacam. As peças são predominantemente nos tons de cinza, preto, marrom e bege. O verde e o ferrugem também marcam presença.

NAMORADOS
Você já está pensando no presente para o Dia dos Namorados? Aproveite a moda esportiva para incrementar o estilo casual. As bolsas e bonés da Fila estão entre os destaques, unindo design e tecnologia em peças únicas. No vestuário, as linhas Running e Tennis trazem roupas para quem está na pista. Já as linhas Urban e Vintage complementam o guarda-roupa no clássico esportivo.

FIQUE ESPERTA!
Cano alto, médio ou baixo? Seja qual for o modelo, continua valendo o bom senso. As vedetes são os modelos com cano muito acima do joelho. São chiques e podem ser usadas com mínis ou shorts.

Em baixa estão os modelos médios, na altura da barriga da perna. É realmente difícil adaptar esse modelo ao visual elegante.

As ankle boots, botinhas curtinhas que ficam bem em poucas mulheres, continuam nesse inverno, porém com saltos mais altos.

As botas clássicas de montaria são aposta certa neste frio, principalmente os modelos enriquecidos com fivelas e amarrações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.