Inverno começa neste domingo

SÃO PAULO - O inverno começa neste domingo, dia 21, às 2h45, e vai até o dia 22 de setembro, 18h18, no horário de Brasília. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas fortes variações nas temperaturas mínimas, especialmente entre o julho e agosto. Para os próximos três meses, a previsão é de massas polares passando pelo Brasil.

Redação |

A maior parte dos sistemas é de moderado a fraco, mas alguns deles podem ser fortes e trazem bastante frio para o centro-sul do País. Os sistemas mais fortes chegam até o sul da região Norte e provocam o fenômeno da friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

Até o fim de setembro, o Brasil não estará sob o domínio de El Niño ou La Niña, informa o Climatempo. De acordo com o Inmet, a estação deve ser chuvosa no Norte e no Nordeste. Já a região Sul deve continuar sofrendo com a falta de chuva, por causa das condições atmosféricas e oceânicas.

Nas demais áreas do País, as temperaturas não devem sofrer grandes oscilações e o índice pluviométrico fica nos índices normais para a estação, segundo o Inmet.

Frio no outono

O outono já trouxe bastante frio até o momento. O município de Urubici, na região de serra em Santa Catarina, registrou no dia 2 deste mês a temperatura mais baixa do ano em todo o Brasil, segundo o Inmet. Durante a madrugada, os termômetros marcaram - 3º C.

AE
O outono causou a temperatura mais baixa do ano até o momento

Fim de semana

De acordo com o Climatempo, o frio das últimas semanas foi causado pela passagem de três massas polares consecutivas, que não permitiram um maior aquecimento do ar.

A massa polar que atua nos Estados do sul e do sudeste deve se aquecer neste fim de semana, que não deve ser tão gelado. Neste sábado, fará sol nas duas regiões, com um pouco de frio à noite e no começo da manhã.

No sul do Brasil, o domingo, primeiro dia do inverno, terá mudanças no tempo com a chegada de uma frente fria, que pode trazer ventos e chuva ao Rio Grande do Sul.

No nordeste não deve haver muita chuva, que fica concentrada na área litorânea. Na região Norte, a influência do ar seco será sentida e deve fazer muito sol com pouca chance de precipitações. No Centro-Oeste, a temperatura pode passar dos 30°.



Leia mais sobre: Inverno

    Leia tudo sobre: friogeloinvernoprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG