Inverno começa na sexta, mas Sudeste já sente a baixa nas temperaturas

SÃO PAULO - O inverno começa nesta sexta-feira, às 20h59, e o Sudeste já sente os reflexos da estação fria. Na madrugada desta segunda-feira, uma massa polar de ar derrubou as temperaturas. Na capital paulista, os termômetros oscilavam em torno de 10ºC por volta das 9 horas, 2ºC abaixo da média de junho, que é de 12,4ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A temperatura na região segue baixa durante toda a semana, com folga apenas na quarta e na quinta-feira.

Redação com agências |

A semana da região Sudeste também é marcada pela umidade. Atenção para as instabilidades no litoral paulista e fluminense, onde o mar deve estar agitado. Na segunda e na terça-feira, grande parte da região sofre com a chuva, mas a instabilidade diminui na quarta-feira. A quinta é de sol forte, sem previsão de chuva na maior parte das áreas, mas a aproximação de mais uma frente fria causa o retorno das pancadas de chuva ao litoral, ao sul e ao oeste paulista. Uma nova frente fria chega, na sexta-feira, avança por todo o Sudeste, e traz baixas temperaturas e aumento das nuvens.

No Sul, as massas de ar frio ditam o clima da semana. O frio segue forte no começo da semana, com riscos de geada nos três Estados da região. Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo mar e traz uma onda de umidade à região. A instabilidade diminui na quinta-feira, mas na sexta uma nova massa de ar polar chega à região.

No Centro-oeste, uma frente fria ajuda a formar nuvens no Mato Grosso do Sul na segunda-feira. Nas outras áreas, o sol aparece entre algumas nuvens, mas não chove. Na terça, a frente fria do Sudeste traz frio para a região e o choque do ar frio com o ar quente forma condições para chuva na região do Pantanal. O frio chega com força ao Mato Grosso do Sul e pode gear no sul do Estado. A instabilidade diminui e o sol reaparece com força em todo o Centro-oeste na quarta e, na quinta, as temperaturas voltam a subir no Mato Grosso do Sul. A sexta-feira é marcada pela chegada de uma massa de ar seco à região.

Na região Norte, o início da semana tem tempo seco no sudeste do Pará, no Tocantins e no centro-leste de Rondônia. No Amazonas e no norte da região, a segunda-feira é de sol, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. A terça-feira é marcada pela expansão do ar seco e faz frio na manhã e na noite do sul da Amazônia. Na quarta-feira, o sol é forte e faz calor no Acre, em Rondônia, no centro-sul do Amazonas e do Pará e no Tocantins. Nas demais áreas da Região, existem riscos de pancadas de chuva.

O ar seco perde força na quinta-feira e grande parte da região volta a ter condições de chuva. Com a chegada do inverno, na sexta, uma nova frente fria avança pelo sul da Amazônia e deixa o tempo frio e nublado no sul de Rondônia. Tempo seco no sudeste do Pará e no Tocantins e instabilidade nas outras regiões.

Na região Nordeste, a semana começa com a chegada de uma frente fria à região sul da Bahia. Existem previsões de chuva no litoral da região. Nas outras áreas, o sol segue forte e o tempo é seco. Na terça, o sol é forte e o tempo é seco com exceção das áreas do Planalto da Conquista, Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, Sergipe, entre Alagoas e o litoral do Ceará e no norte do Maranhão.

O tempo segue instável em algumas regiões na quarta-feira e na quinta o ar seco ganha força. Na sexta, áreas de instabilidade chegam do oceano e provocam pancadas de chuva em todo o litoral nordestino e também no Agreste. No restante do interior, o ar seco inibe a formação de nuvens de chuva.

    Leia tudo sobre: previsão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG