SÃO PAULO ¿ Prepare o casaco e o cobertor porque, segundo os meteorologistas, o inverno, que começa às 20h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, deve ser um dos mais rigorosos, se comparado aos últimos anos. http://ultimosegundo.ig.com.br/tempo/Veja previsão do tempo para todo o País http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/06/20/inverno_um_convite_para_as_doencas_respiratorias_1374896.htmlInverno, um convite para doenças respiratórias http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/06/20/gripes_e_resfriados_verdades_e_mitos_1374898.htmlMitos e verdades sobre gripes e resfriados

Na verdade, teremos a sensação de um inverno mais frio. Isso porque, nos últimos anos, as temperaturas registradas ficaram acima da média para a estação, explica o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento. Neste ano, teremos mais eventos frios, completa.

AE
enas como esta deverão ser comuns no inverno
Cenas assim deverão ser comuns no inverno
Segundo Nascimento, os chamados veranicos ¿ período de calor e de baixa umidade no inverno ¿ serão mais curtos. Podemos dizer que este ano o inverno será tradicional, com períodos longos de frio e veranicos curtos ¿ diferentemente do que vinha sendo registrado nos invernos passados, destaca.

Pela previsão, as regiões Sul e Sudeste devem registrar, nesses próximos três meses, médias mínimas de 12ºC e máximas de 22º. Vale destacar, porém, que o Sul deverá receber o ar polar, não só com mais freqüência, mas também com maior intensidade ¿ podendo ocasionar geadas.

Nas demais regiões do País, a temperatura deve ser um pouco mais elevada. No Centro-Oeste, por exemplo, a previsão é de madrugadas frias, mas tardes quentes. A chuva fica mais concentrada no extremo Norte do Brasil, em locais como Amazonas, Roraima e Amapá, e na faixa litorânea do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Sul da Bahia.

Primeiro fim de semana do inverno

Segundo informações da Climatempo, no Sul, a previsão é de neve nas serras gaúchas e catarinenses durante o fim de semana. Na região Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro sentirão a temperatura cair com a chegada de uma nova frente fria no sábado. Já, no Norte, a previsão é de chuva na maior parte da região e, no Nordeste, o sol deve aparecer acompanhado de uma chuva rápida no litoral.

Leia mais sobre "doenças de inverno"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.