Inverno começa com ar seco na maior parte do País

Inverno, segundo a meteorologia, não deverá ser rigoroso - exceto pela Região Sul do País

AE |

O inverno começou oficialmente às 8h28 desta segunda-feira com predomínio de tempo seco na maior parte do País. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco continua deixando o tempo com poucas nuvens e sem chuva em grande parte da faixa central do Brasil, que abrange boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, sul de Rondônia e do Pará e Tocantins e interior do Nordeste.

Na faixa norte do Estado catarinense e no centro-oeste do Paraná, a previsão é de sol entre nuvens e chuvas isoladas. No Rio Grande do Sul, o dia será de sol com temperaturas baixas. Pancadas de chuva podem atingir, nesta segunda-feira, apenas o sul de São Paulo, leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina devido à passagem de uma frente fria pelo oceano, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Inverno

As temperaturas neste inverno devem ficar na média registrada em anos anteriores em todas as regiões do País. Em agosto apenas, existe a possibilidade de temperaturas mais baixas. Segundo o Inmet, o fenômeno La Niña, que é o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacifíco, pode derrubar as temperaturas.

Mas, de acordo com o órgão, o País não terá um inverno rigoroso. No Centro-Oeste e Sudeste do País, a previsão é de períodos longos de estiagem e pouca chuva. No Norte e Nordeste, devem ocorrer chuvas acima da média - especialmente em Roraima e Amapá. Já para o Sul as temperaturas devem ficar abaixo da média devido à massa de ar polar que deverá atingir a Região. Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura média será de 10,7ºC.

    Leia tudo sobre: previsão do tempochuvainverno

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG