Invasão de pista obriga aviões a arremeterem no aeroporto Galeão, no Rio

Pelo menos dois aviões tiveram de arremeter, na manhã desta sexta-feira, quando estavam prestes a pousar numa das pistas do aeroporto internacional Tom Jobim. A manobra ocorreu por causa da atitude inesperada de um sargento controlador de voo que invadiu a pista.

Agência Estado |

O militar estava participando de uma marcha de treinamento, em área ao lado do local onde pousam as aeronaves, na via de circulação de viaturas, junto de outros colegas quando, inesperadamente, saiu da tropa sem autorização e correu em direção à pista de pouso.

O tumulto durou cerca de dez minutos, entre 10h40 e 10h50, e a torre de controle mandou que os aviões que estavam em processo de aproximação arremetessem por motivos de segurança.

O Comando da Aeronáutica confirmou o incidente e informou que o militar "descumprindo ordens do oficial que comandava o exercício, saiu da tropa sem autorização e correu em direção à pista de pouso".

A Força Aérea Brasileira (FAB) esclareceu ainda que o fato foi "prontamente notificado à torre de controle do aeroporto, que coordenou a arremetida de duas aeronaves que estavam em procedimento de aproximação para pouso, a fim de garantir a segurança do controle de tráfego aéreo".

De acordo com a Aeronáutica, "o militar foi rapidamente contido e uma sindicância foi aberta para investigar o caso e propor as medidas disciplinares necessárias decorrentes do fato".

Os controladores do Rio disseram que têm enfrentado vários problemas, principalmente nos últimos dias, por causa do congestionamento aéreo. Em outubro, um grande congestionamento ocorreu no Galeão por desvio de aeronaves da área de São Paulo para o Rio de Janeiro, pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão da Aeronáutica que passou a operar justamente depois do apagão aéreo, para evitar problemas de tráfego aéreo. O mau tempo obrigou o desvio dos voos e a busca por alternativas, que, neste caso, teria se limitado ao Rio de Janeiro.

Leia mais sobre: aeroporto

    Leia tudo sobre: aeroportoavião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG