Internauta mostra goteiras em biblioteca da Unicamp

CAMPINAS - Uma internauta, que não quis se identificar, enviou nesta quarta-feira fotos ao Portal iG revelando as más condições da biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As fotos mostram diversas goteiras no local e, segundo a aluna de pós-graduação, foram tiradas nesta manhã. Os problemas foram confirmados pela assessoria de comunicação da universidade.

Redação |

A biblioteca Prof. Dr. Octavio Ianni, do IFCH, destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas da América Latina, com um acervo de 173 mil itens.

Em e-mail enviado para a redação, a internauta se diz indignada. As fotos revelam "as evidências da deterioração do acervo da biblioteca". Para ela, as estantes de livros estão parecendo "um acampamento para evitar a água das goteiras".

Internauta US
Lonas foram colocadas nas estantes da biblioteca

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Unicamp afirmou que uma empresa já foi contratada para realizar a impermeabilização do local e que as infiltrações "se devem ao grande volume de chuvas registrados na região de Campinas".

Leia a íntegra da nota enviada pela Unicamp:

" 1) A Unicamp já contratou uma prestadora de serviços para realizar a impermeabilização das lajes que formam a cobertura do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

2) As infiltrações ocorridas se devem ao grande volume de chuvas registrados na região de Campinas desde a última segunda-feira, o que também inviabilizou o início das obras de impermeabilização.

3) A expectativa é que os trabalhos para a impermeabilização tenham início nos próximos dias, tão logo melhorem as condições meteorológicas".

Veja mais fotos enviadas pela internauta:

Internauta US

Internauta US


Após a publicação desta reportagem, a diretora técnica da biblioteca do IFCH, Regiane Alcântara Eliel, e o diretor associado do IFCH, Sidney Chalhoub, se manifestaram nesta quinta-feira sobre a situação do local. Em nota, ambos explicam que as obras para refazer a impermeabilização do teto começaram na primeira quinzena de janeiro. Porém, devido a um problema com insetos, a obra foi interditada. 

Sobre as fotos, tiradas pela internauta, a universidade argumenta que foram feitas no máximo até segunda-feira (2). Já a internauta ainda afirma que realizou as imagens na quarta-feira (4).   

Veja trechos da nota enviada pelos diretores:

"A propósito do episódio na biblioteca do IFCH, objeto de matéria neste site, gostaríamos de prestar os seguintes esclarecimentos adicionais:

Na primeira quinzena de janeiro, iniciaram-se obras destinadas a refazer a impermeabilização do teto da Biblioteca do IFCH. Tais obras são de caráter preventivo quanto a maior parte do prédio, pois a impermeabilização antiga começava a apresentar problemas que  poderiam levar a infiltrações importantes na área de acervo em futuro próximo.

Após alguns dias do início das obras, ocorreu um episódio de picadas de abelhas em operários da empresa contratada para o serviço. Notificada, a Segurança do Trabalho da universidade compareceu ao local, avaliou a situação como de alto risco e decidiu pela interdição da obra, ocorrida em 27 de janeiro. [...] A empresa contratada para a  impermeabilização recomeçou a trabalhar no teto da biblioteca no dia 2 de fevereiro.

Esclarecemos também que, enquanto durarem as obras de impermeabilização, partes do acervo continuarão a ser cobertas com plásticos, para prevenir danos eventuais decorrentes das chuvas.

Por fim, desculpamo-nos por qualquer inconveniente que a situação tenha causado aos usuários. No entanto, reafirmamos nossa decisão de manter a biblioteca aberta e com os serviços em sua totalidade acessíveis aos consulentes. Temos envidado todos os esforços possíveis para realizar as obras preventivas mencionadas sem interromper, por um dia sequer, o atendimento a pesquisadores e leitores usuários de nossos acervos.

Regiane Alcântara Eliel, Diretora Técnica da Biblioteca do IFCH/UNICAMP
Sidney Chalhoub, Diretor Associado do IFCH/UNICAMP

Leia mais sobre: Unicamp - chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasunicamp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG