Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada analisa dados da Pnad

BRASÍLIA - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira, a primeira análise dos dados de 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Redação |

De acordo com o levantamento, houve em 2008 queda da pobreza e diminuição da desigualdade de renda dos domicílios brasileiros. No que se refere às condições de vida da população, houve também crescimento dos domicílios com acesso a bens duráveis e serviços públicos, resultando em um aumento nos domicílios caracterizados como de boa qualidade.

Segundo os técnicos do Ipea, os resultados são "extremamente positivos", mas apontam para a necessidade de aprofundar as políticas públicas para a melhoria da distribuição de renda.

"Em função da elevada desigualdade que ainda prevalece, a pobreza e, em particular, a extrema pobreza ainda estão muito acima do que se poderia esperar de um país com a nossa renda per capita. Se 1/3 da renda nacional fosse perfeitamente distribuída, seria possível garantir a todas as famílias brasileiras a satisfação de todas as suas necessidades
mais básicas. Contudo, quase 50 milhões de pessoas ainda vivem em famílias com renda abaixo desse nível (R$ 190/mês)", afirma o texto divulgado pelo Ipea.

Condições de vida

A análise concluiu também que os dados pesquisa de 2008 revelam a expansão continuada do acesso aos itens que caracterizam a qualidade dos domicílios, sendo que o desempenho no período 2003-2008
foi muito parecido com o do período 1998-2003.

Os aspectos da qualidade dos domicílios são: acesso a saneamento básico, características físicas adequadas, ocupação adequada e acesso a bens de consumo duráveis.

O comunicado é o primeiro de uma série de cinco volumes sobre os estudos da Pnad. As próximas publicações tratarão sobre mercado de trabalho, previdência e mudança social; demografia, gênero, migração e desenvolvimento agrário; educação, juventude e raça; habitação e saneamento.

Veja os principais dados da Pnad 2008:

Leia mais sobre: Pnad

    Leia tudo sobre: desigualdadeipeapesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG