rebatizada de gripe A), informou nesta quinta-feira a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo." / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A), informou nesta quinta-feira a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo." /

Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, já recebeu kits para gripe suína

SÃO PAULO - O Instituto Adolfo Lutz recebeu na noite de quarta-feira os kits para exames com diagnóstico rápido da gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A), informou nesta quinta-feira a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Agência Estado |

A assessoria não divulgou quantos kits chegaram ao instituto nem quando eles começarão a ser utilizados para diagnóstico dos casos suspeitos de gripe suína, e prometeu prestar mais esclarecimentos ainda hoje.

Ontem o Ministério da Saúde havia informado que, além do Adolfo Lutz, em São Paulo, também receberiam os kits até sexta-feira o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

De acordo com o ministério, antes de serem usados eles ainda precisam passar por testes, provas internas e certificação. Os kits prontos para uso, doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), são considerados indispensáveis para a confirmação ou descarte dos casos suspeitos de gripe suína no País.

Casos suspeitos

Diminuiu, pela primeira vez, o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil. O número, que era 28, agora é de 26 suspeitas, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira. Também caiu o número de casos monitorados, que era 28 e agora é 15.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (9), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Paraná (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1). No total, já foram descartados 99 casos até as 9h30 desta quarta-feira.

(Com informações do jornal "O Estado de S. Paulo")

Leia também:

Entenda a "gripe suína"

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG