Inspirado em política francesa, Rio terá bicicletas públicas

RIO DE JANEIRO - Inspirado na experiência francesa, o governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira, 19/05, em Paris, que lançará no estado, ainda este ano, um programa público semelhante ao das ciclovias da cidade francesa, conhecido como Vèlib.

Redação |

Sérgio Cabral anda de bicicleta em Paris (Divulgação)

O piloto será com cem bicicletas, em Niterói, onde a empresa Clear Channel venceu licitação da Prefeitura para operação do mobiliário urbano, que inclui também bicicletas. O primeiro trecho ligará a Estação das Barcas, no Centro, ao prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro de São Domingos. Cabral, no entanto, estimulará a expansão do projeto para toda a região Metropolitana e a Baixada Fluminense. Ele tratou do assunto em audiência com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.

¿ O sistema é extraordinário. Não é poluente, estimula a saúde com a prática de exercícios físicos e é amigável ao bolso do mais pobre ¿ disse Cabral, que deu uma volta na bicicleta pública parisiense ao redor do prédio da Prefeitura.

Segundo o governador, tanto o Estado pode entrar na licitação junto com as prefeituras ou poderá participar como agente que vai estimular o uso das bicicletas como meio de transporte.

¿ A idéia é integrar cada vez mais os modais de transportes.

O plano, de acordo com Cabral, é integrar as linhas de bicicletas às barcas, ao metrô e aos trens. Ele destacou que a iniciativa, além de boa para o bolso do trabalhador e para o meio ambiente, tende a melhorar o trânsito.

Perguntado sobre como garantir que as bicicletas não seriam roubadas, o governador informou que elas terão sistema de GPS.

¿ Quem usa, tem que se identificar. Mas teremos que estudar todos os meios que possam garantir maior segurança. Ouviremos os especialistas da área.

Em Paris, a empresa JCDecaux venceu a licitação da prefeitura e opera 20.500 bicicletas na cidade, desde julho de 2007, para mais de mil destinos. O interessado usa cartões que, anualmente, custam 29 euros por pessoa.

Leia mais sobre: meios de transporte

    Leia tudo sobre: bicicletasriotransporte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG