Inspeção veicular de São Paulo começa com 4,7% de adesão

São Paulo - Começaram nesta segunda-feira as inspeções para o controle da poluição emitida por automóveis e motocicletas na capital paulista. Veículos com placa final 1, que haviam marcado a verificação para hoje, já tiveram o nível de poluentes emitidos checado em algum dos sete postos de fiscalização em funcionamento na cidade.

Agência Brasil |

De acordo com a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, só na primeira fase do programa de inspeção veicular, que vai até 30 de abril, 227 mil carros e motos com placa final 1 terão de passar pela verificação. Contudo, até o último dia 30, só 10.835 haviam agendado a fiscalização ¿ 4,7% do esperado.

A secretaria informou, entretanto, que a adesão está dentro de suas expectativas, já que o programa de inspeção veicular é novo e foi estendido a carros e motos neste ano..

No total, 2,5 milhões de veículos, incluindo carros, motos e caminhões, terão de passar pela inspeção neste ano. A partir de março, começam a ser fiscalizados automóveis e motocicletas com placa final 2 e, a partir de junho, os caminhões..

A inspeção veicular é gratuita e obrigatória para todos os caminhões e para os carros e motos fabricados a partir de 2003. Os motoristas que não levarem seus veículos para a fiscalização estarão sujeitos a multa de R$ 550 e terão o licenciamento do carro, moto ou caminhão bloqueado..

Por Vinicius Konchinski

Leia mais sobre: Inspeção veicular

    Leia tudo sobre: inspeção veicular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG