Os Estados mais atingidos por raios são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

selo

Ao menos 30 pessoas morreram atingidas por raio este ano no Brasil. Somente no Estado de São Paulo, oito pessoas morreram após serem atingidas por descargas elétricas entre janeiro e setembro de 2010, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em todo o ano passado, 131 pessoas morreram, sendo 25 paulistas. Já em 2008, foram contabilizadas 160 mortes, sendo 23 no Estado de São Paulo. Segundo o Elat, somente nos últimos seis dias, 23.520 raios caíram sobre o Estado de São Paulo.

Os Estados mais atingidos por raios são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Elat, cerca de 50 milhões de raios caem anualmente no País. Deste total, 80% caem na primavera e verão, entre outubro e março. A probabilidade de um paulista ser atingido por um raio, nos últimos 10 anos, foi de 0,6 em um milhão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.