Inpe: raios mataram 30 pessoas no Brasil em 2010

Os Estados mais atingidos por raios são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

AE |

selo

Ao menos 30 pessoas morreram atingidas por raio este ano no Brasil. Somente no Estado de São Paulo, oito pessoas morreram após serem atingidas por descargas elétricas entre janeiro e setembro de 2010, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em todo o ano passado, 131 pessoas morreram, sendo 25 paulistas. Já em 2008, foram contabilizadas 160 mortes, sendo 23 no Estado de São Paulo. Segundo o Elat, somente nos últimos seis dias, 23.520 raios caíram sobre o Estado de São Paulo.

Os Estados mais atingidos por raios são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Elat, cerca de 50 milhões de raios caem anualmente no País. Deste total, 80% caem na primavera e verão, entre outubro e março. A probabilidade de um paulista ser atingido por um raio, nos últimos 10 anos, foi de 0,6 em um milhão.

    Leia tudo sobre: raiosmortes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG