Inpe: 38 mil raios caíram em dez Estados hoje

Em janeiro deste ano, 462.530 raios caíram no Estado de São Paulo

AE |

selo

Foram contabilizados hoje 38 mil raios, em 10 Estados onde existem áreas de cobertura de sensores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo dados do Elat, caem no Brasil, por ano, cerca de 60 milhões de raios. Desse total, algo em torno de 80% caem na primavera e verão (entre outubro e março).

Em janeiro deste ano, 462.530 raios caíram no Estado de São Paulo, entre eles, 11.862 raios foram na capital paulista. Por conta dos raios, são registradas anualmente uma média de 132 mortes em todo o País, além de um prejuízo de aproximadamente R$ 1 bilhão com danos causados por raios, sendo R$ 600 milhões somente para o setor elétrico.

No Estado de São Paulo, recordista de mortes, 25 pessoas morreram por conta das descargas elétricas no ano de 2009. Segundo o Elat, o Brasil é considerado campeão mundial de raios por estar em uma região tropical do planeta, onde estão localizadas muitas ilhas de calor, o que favorece a ocorrência das descargas elétricas.

    Leia tudo sobre: raio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG