Inocêncio Oliveira é eleito segundo-secretário da Câmara

BRASÍLIA - O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) foi eleito nesta segunda-feira segundo-secretário da Câmara dos Deputados. Ele teve 265 votos, contra 217 do concorrente, José Carlos Araújo (PR-BA). Esta foi a única vaga preenchida em segundo turno.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |



Eleito deputado federal em 1975, Inocêncio Oliveira ocupou sua primeira vice-presidência em 1989. A partir daí, foi primeiro-secretário em 1991/1992 e presidiu a Casa no biênio 1993/1994. Em 2003, Oliveira voltou a ser eleito primeiro-vice-presidente. Dois anos depois foi primeiro secretário e assumiu, então, em 2007, a segunda-vice presidência.

Pelos próximos dois anos Inocêncio será responsável pelas relações internacionais da Câmara, como a emissão de passaportes para os parlamentares.

A indicação de Inocêncio completa a formação da nova Mesa Diretora do Senado. Mais cedo, Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o próximo biênio. O deputado Marco Maia (PT-RS) foi eleito vice-presidente. Edmar Moreira, do DEM de Minas Gerais, foi ficou com a segunda-vice presidência.

A primeira-secretaria, uma espécie de prefeitura da Câmara, responsável pela manutenção e pelas obras, inclusive dos apartamentos funcionais, ficará a cargo de Rafael Guerra (PSDB-MG). Odair Cunha ocupará a terceira-secretaria, responsável pela concessão de licenças médicas e assuntos relativos a missões especiais de parlamentares; e Nelson Marquezelli (PTB-SP) será o quarto-secretário.

As suplências ficarão sob o comando de Marcelo Ortiz (PV-SP), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Leandro Sampaio (PPS-RJ) e Manoel Junior (PSB-PB).

Leia mais sobre: eleições no Congresso

    Leia tudo sobre: eleições na câmara

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG