Inmet prevê mais chuva forte e queda de granizo no Paraná e em SC

De acordo com Inmet, semana será de chuva nas regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste

iG Sâo Paulo |

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o fim da tarde deste domingo chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, onde ventos intensos destelharam casas e diversas cidades foram atingidas por temporais , a chuva deve atingir as regiões central e norte, porém, com fraca intensidade. Poderá ocorrer chuva passageira no sudeste do estado.

O município de Hulha Negra, a 371 quilômetros de Porto Alegre, foi um dos mais afetados pelas chuvas deste fim de semana, com cerca de 500 casas atingidas. O número de consumidores sem luz caiu, nesta manhã, para 6,8 mil, segundo informações da Distribuidora Gaúcha de Energia Elétrica, AES Sul, pelo Twitter. Na sábado (1), 26 mil consumidores ficam sem energia em muitos municípios do estado.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) mantém o aviso de atenção. Entre o fim da tarde e noite de hoje, chuvas fortes atingirão o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, principalmente as capitais Florianópolis e Curitiba.

O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) confirma que são esperadas chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas (raios). As temperaturas não sobem muito, se comparadas às dos últimos dias. Em Curitiba, que ontem registrou o dia mais quente do ano, com os termômetros atingindo 33 graus Celsius (ºC) , a temperatura máxima não deve passar hoje dos 21ºC.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, já é possível observar o deslocamento da nebulosidade causada pela frente fria em direção ao estado de São Paulo. Com isso, a semana começa com uma melhora nas condições do tempo no Paraná.

Semana de chuva

A previsão do tempo para o início da semana é de céu nublado e chuva na maior parte do País, segundo o Inmet. A expectativa é que chova, inclusive, nas regiões que sofrem com período extenso de estiagem no inverno, como o Centro-Oeste e parte de Minas Gerais.

A chuva chegou ao Distrito Federal na semana passada, depois de mais de 100 dias de seca e complicações decorrentes da baixa umidade do ar, como a propagação de incêndios florestais e o aumento do número de casos de problemas respiratórios. De acordo com o Inmet, a chuva deve voltar a cair já nesta segunda-feira (3), acompanhada de raios e trovoadas, e deve manter o tempo fechado até quarta-feira (5).

A previsão também é de chuva na maior parte do estado de Minas Gerais nos primeiros dias da semana. Assim como o DF, o estado sofre com a seca e com os incêndios em áreas de preservação ambiental, mas a situação melhorou com as chuvas que voltaram a cair em meados de setembro. No restante da Região Sudeste, a previsão também é de tempo nublado e chuva.

Na Região Sul, o tempo deve melhorar a partir de segunda-feira (3) após um fim de semana marcado por tempestades e queda de granizo. Ainda assim, a região deve permanecer com céu nublado e chuvas esporádicas.

Tempo nublado com chuvas e trovoadas é a previsão para a maior parte da Região Norte. No Nordeste, o céu deve permanecer nublado, com previsão de chuva para áreas litorâneas e o oeste da Bahia.

* Com informações da Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG