casas sustentáveis foi premiado na 18ª edição do Prêmio Internacional de Infográficos Malofiej, organizado pelo braço espanhol da Sociedade de Designers de Notícias (SNDE, na sigla em inglês). O iG recebeu a medalha de bronze na categoria Reportagem Online do prêmio, considerado o Pulitzer da área, que anunciou seus vencedores nesta sexta-feira." / casas sustentáveis foi premiado na 18ª edição do Prêmio Internacional de Infográficos Malofiej, organizado pelo braço espanhol da Sociedade de Designers de Notícias (SNDE, na sigla em inglês). O iG recebeu a medalha de bronze na categoria Reportagem Online do prêmio, considerado o Pulitzer da área, que anunciou seus vencedores nesta sexta-feira." /

Infográfico do iG sobre casa sustentável vence prêmio internacional

O infográfico do iG sobre http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/sustentabilidade+desde+o+projeto/n1237534917531.html target=_topcasas sustentáveis foi premiado na 18ª edição do Prêmio Internacional de Infográficos Malofiej, organizado pelo braço espanhol da Sociedade de Designers de Notícias (SNDE, na sigla em inglês). O iG recebeu a medalha de bronze na categoria Reportagem Online do prêmio, considerado o Pulitzer da área, que anunciou seus vencedores nesta sexta-feira.

iG São Paulo |


Responsáveis pela reportagem sobre como modificações estruturais podem tornar uma casa sustentável, a editora do canal Casa , Juliana Bianchi, e a repórter Lila de Oliveira, notaram que o tema estava em alta nas feiras de decoração e arquitetura.

"Sustentabilidade é a palavra da moda e uma necessidade real", afirma Bianchi. "As pessoas já não querem apenas ter atitudes sustentáveis, como fazer coleta seletiva, por exemplo. Elas querem colaborar com o meio ambiente na própria estrutura de suas casas".

Desde o início, a ideia era complementar a reportagem com um infográfico. Por isso, durante as entrevistas Lila de Oliveira coletou informações necessárias para mostrar, graficamente, o que é necessário para uma casa ser considerada sustentável.

A partir do material reunido pelas jornalistas, a equipe de arte do iG teve a ideia de não apenas representar os diferentes cômodos da casa, mas desmembrá-la conforme a navegação do internauta. "Montamos a casa toda aberta, para que fosse possível entender como ela funciona por dentro", explica o diretor de arte Rodrigo David.

A equipe trabalhou no projeto por cerca de dez dias: Pedro Henrique Ferreira fez a ilustração, Marcos Veiga foi responsável pelo design, enquanto Guilherme Mattos e Thiago Atimoda criaram a animação em flash.

A editora Juliana Bianchi aprovou o resultado, publicado em 12 de janeiro. "O infográfico é interativo, fácil de navegar, divertido e informativo", avalia.

Para o diretor de arte Rodrigo David, o prêmio é um incentivo. "A equipe se formou há menos de três meses e já fez um trabalho de reconhecimento internacional", explica. "Isso mostra que estamos no caminho certo".

O prêmio

Em sua 18ª edição, o prêmio Malofiej avalia trabalhos jornalísticos em mídia impressa e online. Neste ano, foram inscritos 1.439 trabalhos de 30 países diferentes.

Os principais vencedores foram a revista americana "National Geographic" e o jornal americano "The New York Times", que ganharam 22 prêmios cada um.

O iG já havia sido premiado pelo Malofiej em 2007. O infográfico sobre um ano da crise aérea no Brasil ganhou a medalha de bronze na categoria Design: tipografia, composição e estilo gráfico.

Leia mais sobre imprensa

    Leia tudo sobre: imprensa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG