Garibaldi diz que Sarney é consenso entre os senadores da Casa " / normal , avalia Tião Viana - Brasil - iG" / Garibaldi diz que Sarney é consenso entre os senadores da Casa " /

Influência do Executivo na eleição do Senado é normal , avalia Tião Viana

BRASÍLIA - O candidato à presidência do Senado, Tião Viana (PT-AC), disse nesta segunda-feira que a interferência do Executivo na eleição da Casa é normal, mas que são os senadores quem vão, em última instância, escolher seu novo comandante. O assunto veio à tona na semana passada, quando Lula, mais uma vez, pediu o apoio do senador José Sarney (PMDB-AP) para Viana. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/11/10/garibaldi_diz_que_sarney_e_consenso_entre_os_senadores_da_casa_2105595.html target=_top Garibaldi diz que Sarney é consenso entre os senadores da Casa

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Acordo Ortográfico

"Nos 180 anos de Senado nunca existiu uma escolha de presidente que o Executivo não deu sua opinião. Isso faz parte das instituições democráticas. É normal. Mas cabe aos senadores definir seu presidente", disse.

Em busca de se eleger presidente, Tião vem conversando com senadores individualmente e também com lideres partidários ¿ chegou até mesmo a falar com o governador de São Paulo, José Serra, sobre sua candidatura.

O PMDB, por sua vez, é a maior bancada da Câmara e do Senado. Na primeira conta com a candidatura de Michel temer (PMDB-SP) à presidência. Na segunda Casa, reivindica o posto.

Petistas, como o presidente Lula, avaliam que não seria uma boa política a concentração do poder nas mãos do PMDB. Alegam que o acordo que elegeu o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), previa a alternância dos partidos na Câmara e no Senado. Assim, a Câmara passa a presidência do PT para o MPDB, e no Senado se dá o quadro inverso.

Após conversa com Lula, Sarney, que junto com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defende, nos bastidores, um nome do PMDB para a presidência do Senado, aparentemente recuou em sua posição. Ele espera algum tipo troco político no caso de seu partido abrir mão da presidência do Senado.

    Leia tudo sobre: senado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG