correta decisão das escolas de antecipar férias - Brasil - iG" /

Infectologista acha correta decisão das escolas de antecipar férias

SÃO PAULO - As crianças e os dolescentes são grandes transmissores da gripe suína. A constatação é da infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Maria Cláudia Stockler. Como 50% dos casos estão registrados na população menor de 18 anos, a médica avaliou como ¿extremamente correta¿ a decisão de algumas escolas de São Paulo em antecipar as férias de julho, quando constataram casos da doença entre os alunos.

Agência Brasil |

Stockler ressaltou que é impossível impedir a disseminação do vírus da gripe pelo mundo, no entanto, é sempre importante tomar cuidados para evitar a transmissão da doença.

Ela lembrou que mesmo a gripe comum gera transtornos, por isso, a importância de medidas que já foram incorporadas como boa educação, como evitar o espirro sobre as pessoas e lavar as mãos após tossir ou espirrar.

A descentralização do exame laboratorial específico para a gripe suína, que atualmente está presente em apenas poucos hospitais, é uma ação que, de acordo com  Cláudia Stockler, seria importante para monitorar melhor o avanço da doença.

A internação dos primeiros casos de gripe suína foi uma atitude que a médica considerou desnecessária. Para ela, a melhor  medida seria a de manter os infectados isolados em suas casas.

A coordenadora do Setor de Viroses Respiratórias da Universidade Federal de São Paulo, Nancy Bellei, criticou a decisão das escolas paulistas de antecipar as férias. Não havia evidência para fechar escola. Isso não tinha sentido epidemiológico, afirmou. Você poderia suspender só a turma [atingida] e esperar passar o tempo de incubação, completou.

Para Nacy Bellei, os diretores dos colégio só tomaram a decisão de antecipar o fim do semestre letivo porque as férias já estavam próximas e seria mais fácil lidar com a ansiedade dos pais.

Veja também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínaministério da saúdepandemia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG