Índios pedem mais segurança na reserva Raposa Serra do Sol

BRASÍLIA ¿ Embora o clima seja de comemoração para os índios da reserva Raposa Serra do Sol, a advogada do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Joênia Wapichana, informou nesta quarta-feira que irá pedir às autoridades e à Fundação Nacional do Índio (Funai) mais segurança na terra indígena, a fim de evitar novos conflitos no local.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |



Acordo Ortográfico A situação na região está tensa. Estamos requerendo desde já, às autoridades e à Funai, que reforcem a segurança na região a fim de manter a tranquilidade. Nós já sabemos o resultado, e eles [os arrozeiros] também já sabem que vão ter que deixar a área, então é melhor aumentar a segurança para evitar novos confrontos, acrescentou Joênia após o julgamento.

Julgamento suspenso

A advogada enfatizou que o pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello foi inapropriado, uma vez que os índios esperam por uma decisão da Justiça há muitos anos. Este é um momento pra comemorar, mas acho que o julgamento poderia ter sido encerrado hoje. São anos que estamos esperando por isso, já temos maioria agora, completou.

Durante a comemoração dos índios que acompanharam o julgamento em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Funai, Márcio Meira, informou que a operação para retirada de não-índios da região terá início logo após a cassação da liminar concedida pela Suprema Corte em abril, que garante a manutenção dos arrozeiros na região até a conclusão do julgamento do STF sobre a reserva indígena.

Mesmo com oito votos favoráveis à manutenção da reserva Raposa Serra do Sol (RR) como terra contínua, o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. Com a interrupção, o tema só deverá voltar à pauta em fevereiro, após o recesso de fim de ano do Poder Judiciário.

Leia mais sobre: Raposa Serra do Sol

    Leia tudo sobre: raposa serra do sol

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG