Índios ocupam sede da Funai e fazem protestos no PR

Índios de aldeias do Paraná fazem uma série de manifestações hoje em Curitiba e no interior do Paraná. Na capital, um grupo ocupou a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), protestando contra as condicionantes do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às demarcações de terras indígenas.

Agência Estado |

Eles dizem que elas valem para Raposa Serra do Sol, em Roraima, mas não para outras áreas. "Queremos mostrar ao Estado brasileiro que nós existimos", disse o líder Kretã.

Em apoio a essa manifestação, um grupo fechou a BR-277, que liga Curitiba a Foz do Iguaçu, no município de Nova Laranjeiras. Também em Curitiba, outro grupo reclama não ter recebido recursos da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) desde janeiro. Eles ocuparam a sede da ONG Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer, que tem contrato para fazer o repasse do dinheiro, e mantêm quatro diretores em cárcere privado. A Funasa diz que a ONG não prestou contas, mas a ONG diz que já o fez. Contudo, problemas administrativos na Funasa impedem a remessa.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG