Índios confiam na demarcação contínua de Raposa Serra do Sol

BRASÍLIA - Após a suspensão do julgamento sobre a legalidade da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, o índio de etnia macuxi, Dejacir Melquior da Silva, afirmou que o povo indígena está confiante na demarcação contínua da terra.

Carollina Andrade e Carol Pires - Santafé Idéias |

Os ministros estão analisando bem o processo, então nós estamos confiantes de que a demarcação das terras indígenas de Raposa Serra do Sol será em área contínua, destacou Melquior.

Questionado sobre o voto do ministro Marco Aurélio, que votou pela anulação do processo de demarcação da reserva, o índio disse não ter perdido a confiança no resultado favorável aos índios. O voto do Marco Aurélio não desestimulou a gente. É normal os ministros darem a sua posição, mas o que ganha é a maioria, ressaltou.

Melquior negou que haverá conflitos na região com a retirada dos não-índios do local. Ele disse ainda que a partir de amanhã o povo indígena irá começar as comemorações.

A sessão foi interrompida após o voto do ministro Celso de Mello, que votou com os demais oito ministros favoráveis a demarcação contínua. Amanhã a sessão será retomada com o voto do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. Já esperamos 34 anos, então a gente pode esperar mais um dia, completou o indígena após o julgamento.

    Leia tudo sobre: raposa serra do sol

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG