Índios brasileiros são destaque no Festival de Veneza

O conflito entre índios e fazendeiros no Brasil é o tema do filme Birdwatchers , longa-metragem do ítalo-argentino Marco Bechis rodado no Mato Grosso do Sul, que integra a mostra competitiva do Festival de Cinema de Veneza. O longa foi aplaudido calorosamente em sua exibição para a imprensa, ontem, gerando esperança de que possa levar o Leão de Ouro.

Agência Estado |

O filme foca um grupo de índios guarani-kaiowá que trabalha para fazendeiros em condições de escravidão e ganha trocados posando para fotos com turistas. Metade documentário e metade ficção, o filme traz 230 guaranis como atores, ao lado de profissionais italianos e brasileiros, como o ator Matheus Nachtergaele.

A entrevista coletiva de Birdwatchers foi comovente. Estiveram presentes, além do diretor e dos atores italianos, Chiara Caselli e Claudio Santamaría, cinco indígenas brasileiros, que fizeram parte do elenco e que são, na verdade, os protagonistas do projeto. Uma delas, em particular, chamou a atenção pela contundência. Falando de forma segura e olhando nos olhos dos interlocutores, a índia Eliane Juca da Silva conteve as lágrimas e disse: "Vocês estão aqui me vendo e eu estou vendo vocês. Quero dizer que nós, os indígenas, existimos e temos orgulho de ser o que somos. Não temos mais florestas para caçar nem rios para pescar. Hoje nós estamos usando a roupa de vocês, comendo a comida que vocês comem, mas queremos que saibam que temos a nossa própria cultura, a nossa língua, os nossos costumes. Tudo o que queremos é oportunidade para sobreviver." Falou em ótimo português, e foi muito aplaudida.

O filme estréia hoje em 59 salas na Itália e chega ao circuito comercial brasileiro em dezembro, depois de passar pelas mostras do Rio e de São Paulo. Sem comparar as obras entre si: Birdwatchers junta-se a Brava Gente Brasileira , de Lúcia Murat, e Serras da Desordem , de Andréa Tonacci, como comentário recente - e pertinente - sobre o não-lugar do índio na sociedade brasileira.

A mostra competitiva do Festival de Cinema de Veneza apresentou ainda os concorrentes Vegas, Based on a True Story , de Amir Naderi (EUA), e Süt ( Leite ), de Semi Kaplanoglu (Turquia). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG