Incêndio causou apagão no Norte e Nordeste, informa ONS

Falta de energia atingiu municípios de 11 Estados nas regiões Nordeste e Norte do País durante a tarde desta terça-feira

AE |

selo

Um incêndio na linha de transmissão que liga os municípios de Gurupi (TO) e Miracema (RJ) foi a causa do apagão ocorrido nesta terça-feira, no feriado de 7 de setembro, em parte dos municípios de 11 Estados nas regiões Nordeste e Norte do país. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

O apagão causou a interrupção de 1.808 MW de carga, sendo 1.516 MW nos Estados da região Nordeste e 292 MW da região Norte. Segundo o ONS, houve um desligamento automático de três circuitos de transmissão. Essas regiões ficaram desconectadas durante 46 minutos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O ONS também informou que as usinas térmicas de Jesus Soares Pereira (367,9 MW), Endesa Fortaleza (346,6 MW) e Termopernambuco (532,8 MW) também saíram do sistema durante o período.

O restabelecimento do fornecimento da região Norte demorou menos de cinco minutos, a partir das 16h47. Já na região Nordeste, a recomposição da carga total levou mais de 1h15, atingindo sua totalidade às 18h18. Os Estados atingidos foram Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pará e Tocantins.

    Leia tudo sobre: apagãonortenordeste

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG